ARREBENTE NAS VENDAS: VENDEDOR DE SOLUÇÕES X DISTRIBUIDOR DE SORRISOS
Como você tem sido abordado ultimamente? Por vendedores de idéias ou vendedores de sorrisos??
Eu costumo falar que todo pilantra é simpático, mas nem todo simpático é pilantra!
Quando pensamos em um bom vendedor, imaginamos uma figura simpática, sorridente, atenciosa e com um papo maravilhoso! O cara vai saber falar do tempo, do futebol, da novela, da política e blá blá blá... é uma maravilha estar com esse vendedor!! E quando falamos sobre o produto, ele vai falar "é bom... é ótimo!! Esse produto vende muito e esse precinho, nossa.. tem que aproveitar a promoção mesmo". - Esse cara, muito provavelmente, é o distribuidor de sorrisos! Não, ele não é vendedor!! Na maioria das vezes ele não conhece verdadeiramente o produto, sabe algo por alto, bem superficialmente. Ele não quer saber sobre suas necessidades e nem se aquele produto será realmente o mais adequado para você. Ele quer distribuir sorrisos e papinhos em troca de comissão. Simples assim. Nesse momento ele larga a mão de ser um especialista no produto e passa a ser um generalista de marca maior, ele vai falar de tudo para te agradar, vai sorrir, ser legal.. vai ser tão simpático, mas tãoooooo simpático, que mesmo quando você perceber que o produto não era lá o que você esperava, que não correspondeu com suas expectativas ou que acabou te dando um tremenda dor de cabeça, mesmo assim, você ainda vai perdoar o Distribuidor de Sorrisos. Sabe o motivo? Porque quando você for reclamar, ele vai parecer chateado junto com você, indignado! Vai até te avisar que acabou sabendo de mais um caso parecido com o seu... mas que esse caso foi resolvido com um produto muito melhor!! E, te empurra mais um produto! Sempre com um sorriso ou um trejeito que vai deixar você com raiva da loja, do fabricante, do produto, de outros clientes.. menos dele! Você sempre vai fazer uma venda casada: vai levar para casa a tranqueira que ele te empurrou + o sorriso amarelo de quando você for se lamentar.
O vendedor de verdade se diferencia muito desse tipo. Ele, primeiramente, estará interessado em VOCÊ! Se o vendedor não te fizer perguntas e mais perguntas, ele não te conhecerá a ponto de te indicar algo ou te mostrar o melhor produto para seu caso. Ele está interessado em comissão? Lógico! Ele quer te vender? Lógico? Mas, acima de tudo, ele quer manter um relacionamento com você! Pois ele entende que, se ele te conhecer melhor, vai poder te indicar diversas opções que se encaixarão exatamente onde você precisa e isso irá gerar uma onda de indicações, pois quando estamos felizes com algo, indicamos, falamos, nos gabamos da felicidade! E é isso que um vendedor de verdade gera em nós!
Obviamente, o vendedor de verdade também precisa ser simpático, afinal de contas, quem quer comprar algo ou abrir suas necessidades para um carrancudo de plantão? Nós queremos sorrisos!! Mas também queremos paixão, queremos brilho nos olhos, queremos o especialista, queremos aquele que nos enche de pergunta para nos entender.
No final das contas, o vendedor de verdade não irá mais te oferecer produtos ou serviços. Serviços meia boca, produto "dá pro gasto" e problemas, nós já temos demais por aí. Você vai saber diferenciar o seu vendedor quando ele te oferecer soluções!
E você? Está perdendo tempo com sorrisos amarelos ou está focado na solução?
Postar um comentário